Presidente da empresa destacou desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos.A Petrobras retirou nesta quinta-feira (15) o primeiro óleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 km da cidade de Anchieta, no Espírito Santo, na Bacia de Campos. Foi a primeira produção comercial permanente da camada pré-sal.
As jazidas do pré-sal do Campo de Baleia Franca foram descobertas em dezembro de 2008. Segundo o presidente da Petrobras, a velocidade entre a descoberta do reservatório e a exploração do petróleo deve ser destacado.
O poço do pré-sal em exploração no Espírito Santo vai produzir cerca de 13 mil barris de petróleo leve por dia. Entretanto, a previsão é que a produção suba para de 20 mil barris por dia ainda este ano. Gabrielli exaltou o uso e desenvolvimento de novas tecnologias no processo de exploração do pré-sal.
Essa é a primeira produção comercial permanente do pré-sal brasileiro. Nesta produção, já estamos adotando tecnologias novas para mapear e planejar a utilização dos recursos que estão nos [outros] reservatórios. Estamos usando materiais que são adaptados para as características específicas da produção do petróleo do pré-sal, particularmente no que se refere à corrosão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário